Ao enviar e-mails pela funcionalidade Notificar pessoas é possível acessar relatórios detalhados dos envios. Esses relatórios servem para você acompanhar o progresso das notificações e todas as informações sobre a entrega delas.
Nas notificações enviadas > Histórico de envios > Progresso do envio é possível fazer o download de dois tipos de relatório:
1. Relatório de falhas
2. Relatório de entregas
- Relatório de falhas mostra os participantes que não obtiveram sucesso ao receber o e-mail. Veja a seguir os motivos para a não conclusão de um envio:
Motivo “Bounce permanent”:
Quando o relatório mostra a mensagem de “Bounce permanent” significa que os e-mails informados foram enviados pela Even3 mas foram impedidos de serem recebidos pelo destinatário. Isso pode ocorrer por algumas razões como:
- Bloqueio da instituição para recebimento de certos e-mails
OU - Erro de digitação do endereço de e-mail durante o cadastro
Motivo “Score baixo (<0.33)”:
A falha por “Score baixo (<0.33)” significa que a plataforma fez alguns testes para identificação deste e-mail e ele se mostrou pouco confiável. Tecnicamente falando, quer dizer que é um e-mail que tem grande probabilidade de:
-
-
- Ser falso;
- Estar digitado incorretamente;
- Ir para SPAM;
- Dar erro na hora de entregar.
-
Motivo “Domain contains control or whitespace – 3 tentativas sem sucesso”:
A falha “Domain contains control or whitespace – 3 tentativas sem sucesso” significa que o sistema tentou 3 vezes e não encontrou o e-mail para realizar o disparo da mensagem.
Motivo “Email inválido”:
A falha “Email inválido” significa que o e-mail está com algum erro e não pode ser validado para receber mensagens. Normalmente são erros vindos de digitação.
2. Relatório de entrega mostra as ações que os usuários fizeram com aquele e-mail especificado, ou seja, se:
-
- Delivery – o e-mail chegou na caixa de e-mail do destinatário;
- Complaint – o usuário marcou como SPAM;
- Transient bounce – o e-mail não foi entregue mas vai tentar novamente;
- Permanent bounce – se o e-mail não foi entregue e não será mais (e-mail do destinatário inválido por exemplo)
- Open – o e-mail foi aberto;
- Click – [se o corpo do email possuir links clicáveis] o link do e-mail foi clicado e qual o link.
O relatório de entrega tem esse formato:
Cada linha do relatório corresponde a uma interação que o usuário fez com aquele e-mail.
Observação importante: “Concluir o envio” significa que o nosso sistema dispara a mensagem corretamente, mas não necessariamente essa mensagem chegou ao destinatário, visto que podem ocorrer problemas que estão ligados diretamente ao e-mail da pessoa e não a Even3.
Se fizermos uma comparação com receber cartas pelo correio, seria como o exemplo abaixo:
Dizer que o “envio foi concluído” significa que o e-mail saiu da Even3, assim como uma carta sai dos correios para a entrega.
Porém, no meio do caminho, podem acontecer alguns imprevistos e o destinatário não receber essa carta.
Por exemplo:
- O caminhão de entrega pode ter sofrido algum acidente no caminho e a carta não chegou;
- O carteiro pode não ter encontrado o endereço da pessoa para conseguir entregar a carta;
- O destinatário poderia não estar em casa para receber a carta.
- Entre outras possibilidades.
Por isso que, ao acessar o relatório detalhado, o organizador pode se deparar com expressões como “E-mail não foi entregue e não será mais” e “E-mail não foi entregue mas vai tentar novamente”.
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